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Depois de falar sobre a manutenção da embreagem. Hoje o guia é sobre o câmbio DCT (Dual Clutch Transmission) ou transmissão de dupla embreagem.

Este tipo de câmbio foi inventado pelo francês Adolphe Kégresse antes da 2ª Guerra Mundial. Mas ele nunca desenvolver comercialmente sua invenção. O primeiro uso comercial foi na Inglaterra na década de 50. Apenas em 2003, que a transmissão foi usada em um carro de produção: o VW Golf Mk4

Fonte: carmagazine.co.uk

Basicamente, o câmbio pode ser classificado como automatizado, pois usa os mesmo princípios do câmbio manual. A vantagem está no sistema de embreagem dupla, pois uma embreagem é responsável por marchas pares e a outra por marchas ímpares. Isso representa mais velocidade na troca das marchas e elimina a necessidade do conversor de torque dos câmbios automáticos, diminuindo também os solavancos e menor tempo de resposta destes tipos de cãmbios. O controle da embreagem é feita de forma eletrônica.

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Existem dois tipos de câmbios: os banhados a óleo e a seco. A diferença entre os dois está na capacidade de torque. Os câmbios secos podem ser usados em carros com torque até 250 Nm. Este número pode variar conforme a construção da transmissão e sua grande vantagem aos banhados a óleo, é que fornecem melhor eficiência energética, ou seja, economizam combustível.

Confira um vídeo explicativo de uma das montadoras que mais usam, a VW (vídeo com audio em inglês):

Hoje em dia este tipo de câmbio é usado em algumas motos também.

Apesar de ter poucos modelos com este tipo de câmbio no Brasil, seu uso é comum entre as montadoras. Sua manutenção é feita apenas em oficinas especializadas. Por falar nisso, a motornet tem parceria com uma oficina especializada em câmbios DSG da VW.

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