Capa: britannica.com

Com muitos países deixando suas legislações mais rígidas com relação a poluição e consumo, as montadoras estão sempre buscando uma forma de otimizar a eficiência energética de seus veículos. Uma das formas encontradas é a desativação de cilindros.

Não é uma tecnologia nova, mas se tornou popular ultimamente na busca de eficiência energética. Quando o carro não está usando toda a potência, o sistema eletrônico do veículo desativa os cilindros, diminuindo o consumo de combustível. O ECU (engine computer unit) interepreta quando o carro precisa de mais potência, reativando os cilindros.

Fonte: carmagazine.co.uk

A tecnologia é muito utilizada em carros de 6 ou 8 cilindros, mas também é utilizada em motores menores, de 3 ou 4 cilindros.

A verdade que o sistema não aumenta a eficiência energética para todos. Pois, depende da forma como o motorista conduz. Se for alguém que acelera e freia o tempo todo, não existe milagre, não existirá mudança no consumo. Mas para motoristas mais experientes, que controlam vem o acelerador, a diferença será sentida. Em outras palavras o sistema diminui a ineficiência, diminuindo o trabalho do motor em situações que não exijam tanta potência.

No Brasil, ainda não é uma tecnologia adotada em carros de grande volume. Comente, se acha que todos os carros deveria ter esta tecnologia

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