Capa: bikerandbike.co.uk
A corrente da moto é um dos itens mais importantes, pois sem ela, com problemas, sua moto não desempenhará como deve. Além de evitar danos a roda e outros componentes.
Se você está lendo isso, provavelmente está se perguntando como saber quando uma corrente de motocicleta está desgastada. Motociclistas experientes desenvolvem um olhar para a condição de sua cadeia ao longo do tempo. Você pode verificar casualmente sua tensão com o movimento de um dedo ou com a ponta da bota.
Algumas perguntas ajudam a verificar o estado da corrente:
- Tem graxa ou a poeira acumulando na corrente? Você precisa limpá-la e lubrificá-la.
- Ferrugem visível? Limpe e lubrifique também.
- Manchas no interior dos dentes? Sinal que a corrente está desalinhada. Procure por pontos desgastados correspondentes nas laterais da coroa.
Fonte: tru-tension.com.au
Para fazer a manutenção da corrente, você pode seguir estas dicas:
- Tire a roda traseira do chão: com o cavalete, levante a roda traseira para fazer a roda traseira rodar e ajudar a verificar a corrente e a coroa.
- Verifique a folga: a folga é natural, pois uma corrente muito justa pode prejudicar o conjunto. Se uma chave de fenda estiver passando pela folga, é sinal que a corrente está no fim da vida útil.
- Verifique a coroa: os dentes da coroa são tão importantes quanto a corrente. Caso não há manutenção o gasto da engrenagem será acelerado, podendo quebrar e você ficar na mão
- Faça manutenção constante: se verificar o estado, limpando e lubrificando de forma constante, você aumentará a vida útil da moto como um todo. Se não tem tempo, você pode levar a uma oficina de confiança para realizar a revisão.
Comente, você faz a manutenção constante da corrente?
Compartilhe com aquele amigo(a) ou familiar que depende da moto.