Capa: vehicleservicepros
O Eixo cardan é responsável por transmitir a energia gerada pelo motor da caixa de câmbio para o eixo diferencial. Ele é presente em veículos de tração traseira, veículos 4x4 e alguns modelos de motos.
O eixo cardan é composto por tubo, garfo, ponteira, luva, flange, cruzeta, terminal, mancal central entre outras peças, o cardan conta com ampla durabilidade, chegando à elevada quilometragem.
Fonte: canaldapeça
No entanto, é preciso tomar alguns cuidados na hora da manutenção. Se uma cruzeta for trocada sem os cuidados e ferramentas adequadas pode desbalancear o cardan, gerando ruídos e vibrações no veículo. O balanceamento também deve ser realizado sempre que ocorrer qualquer tipo de manutenção no conjunto. Adaptações no conjunto também são terminantemente proibidas.
Folgas, falta de lubrificação ou lubrificação incorreta, excesso de peso, modo de dirigir podem comprometer a vida útil do cardan. Para garantir o bom desempenho e a vida útil do eixo é preciso que a lubrificação esteja em dia e seja feita com a graxa adequada.
Os componentes do eixo cardan devem ser lubrificados com graxas à base de sabão lítio, especificação EP 2, sempre obedecendo os intervalos recomendados pelos fabricantes. O lubrificante deve suportar temperatura de funcionamento adequada, ter viscosidade e consistência específicas.
Produtos à base de silicone, graxas grafitadas e para chassis asseguram apenas proteção superficial, deixando a cruzeta com falta de lubrificação, diminuindo a durabilidade.
Os intervalos para lubrificação estão relacionados de acordo com a utilização do veículo. Em uso urbano, o ideal é fazer a cada 10 mil km. Em uso rodoviário, o ideal é fazer a cada 20 mil km.
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