Capa: freepik.com
Com a quarentena, a frota de carros circulando diminui, isso representa que a maioria deixa o carro parado na garagem. Um automóvel precisa de cuidados se ficar muito tempo parado, e depois pode apresentar problemas. Confira 5 dicas valiosas:
1. Limpe o carro
Sujeiras como fezes de pássaros, chuva ácida e frutos podem corroer o verniz da pintura e criar manchas que só são corrigidas com uma repintura. Se for tampar o carro com uma capa, cuidado, pois se o veículo estiver em garagem aberta, pode causar altas temperaturas, podendo prejudicar a pintura e aumento o processo de corrosão de peças.
2. Cuide do nível do combustível
Todo combustível é volátil, ou seja, ele evapora com a temperatura ambiente, mas o processo é lento. Se seguirmos a curva da epidemia como em outros países, poderemos ficar meses com os carros parados. Então evite uma pane seca neste meio tempo.
3. Cuide da bateria
Todo carro moderno depende de bateria, e existem vários sistemas que funcionam mesmo com o carro parado. Para evitar danos ao seu sistema elétrico, você tem duas opções: tirar os dois polos da bateria ou funcionar o carro por pelo menos 30 minutos para o alternador carregar a bateria uma vez na semana pelo menos.
4. Cuide do motor
A mesma dica da bateria vale para o motor. O motor é construido para trabalhar em um determinado regime de rotações e temperatura. Por isso, que carros que ficam em trânsitos intensos tem uma taxa maior de manutenção. Se ficar parado, também fica fora, podendo prejudicar algumas partes internas. Mas diferente da bateria, o motor aguenta mais tempo sem funcionar. Mas funcioná-lo toda semana, além de distrair, você se assegura que todas as partes do carro estão perfeitas para quando tudo voltar ao normal.
Então nestes 30 minutos, certifique-se de usar todas as marchas com a embreagem acionada (parado), ou andar para frente e para trás se for câmbio automático. Movimente o carro um pouco, para utilizar o sistema de freios.
5. Cuide dos pneus
Se não tiver uma bomba para encher pneus, vá ao posto coloque a pressão referente a carga cheia do veículo para evitar que o pneu fique muito abaixo do recomendado. Este fato pode fazer com que o pneu deforme, perdendo as características originais. Mesmo que passe meses parado, com a pressão de carga cheia, a probabilidade de esvaziar neste meio tempo diminui. Mas vale o investimento de um medidor de pressão e uma bomba manual, para evitar que o pneu fique com a pressão abaixo do recomendado. Com a bomba manual você faz exercício físico.
Comente, o que achou das dicas. Compartilhe com aquele amigo(a) ou familiar que adora seu carro e está de quarentena.