Capa: Freepik

A correta manutenção dos freios é um dos cuidados preventivos mais importantes para qualquer motorista, seja para motos ou para carros. Sem um freio eficiente, você pode colocar sua e a vida de outros em risco.

As pastilhas de freio, em freios a disco são responsáveis por gerar atrito com o disco, e seu gasto deve ser acompanhado constantemente para ter mais capacidade de frenagem. Hoje, falaremos como manter as pastilhas de freio por mais tempo, sem comprometer sua segurança.

Fonte: Freepik

  1. Faça a revisão

Em toda revisão, antes de uma viagem ou a cada 5 mil km, é interessante verificar o gasto da pastilha. Sempre verifique o estado da pastilha, sua integridade. Fazendo esta rotina, sempre saberá o momento correto de troca, e é possível ver se algo mudou em seus costumes ou se há algo errado no veículo que faça a pastilha gastar mais, ou se a pastilha sofreu algum dano, comprometendo sua capacidade de frenagem.

  1. Troque o fluido de freio

Assim como o óleo do motor, é recomendado a troca do fluido do freio de forma constante. Da mesma forma que renovamos nosso sangue, renove o fluido do freio. O recomendado é trocar o fluido de freio a cada 10 mil km.

  1. Evite o excesso de carga

Quanto mais peso, mais carga na suspensão, mais carga no freio. Existe também aquele motorista que usa o freio para qualquer situação. Esse caso também é considerado um excesso de carga. Dessa forma a pastilha gasta mais.

  1. Use o freio motor

Já ouviu falar em fading? O fading é o super aquecimento das pastilhas e do disco de freio. Com o aumento da temperatura, que pode ser por excesso de carga ou por utilização excessiva dos freios, diminui a capacidade de frenagem do veículo. Sempre que estiver em situação de descida, ou perceber que não há necessidade de usar os freios, utilize o freio motor, que é diminuir gradativamente as marchas para diminuir a carga nos freios.

Fonte: racebrakes.co.nz

Gostou das dicas, deixe seu comentário. Lembre de compartilhar com aquele amigo ou familiar que freia em qualquer situação.