Capa: dryve.com

A realidade aumentada (AR) é a integração de elementos ou informações virtuais a visualizações do mundo real através de uma câmera e com o uso de sensores de movimento como giroscópio e acelerômetro. Com a melhora do desempenho dos celulares, está ficando mais comum o uso da tecnologia para aumentar a interação do usuário com um objeto. Na indústria automotiva, temos a utilização em vários aspectos:

  • Informações sobre o carro, como velocidade, combustível, temperatura de óleo, rpm, assim como informações externas, como avisos de acidentes, placas e direção desejada por GPS no parabrisa
  • Instruções sobre o carro para substituir os velhos manuais
  • Treinamento para fabricação e manutenção de veículos

A estimativa do mercado de realidade aumentada apenas para o mercado automotivo é de US$5.5 Bi em 2022.

Fonte: campaignlive.co.uk

Detalhamos abaixo algumas utilizações:

Análise

A realidade aumentada pode ser usada para reconhecimento de imagem, IoT, e dados, assim como auxílio em compras. Consegue analisar o potencial de novos carros antes de sua produção, assim como na compra e venda de semi-novos. (Essa seria a solução para os caros salões)

Experiência

Empresas estão investindo em informações no parabrisas, como vagas de estacionamento, acidentes no caminho e experiência de centrais multimídia por realidade aumentada.

Treinamento

A parte de treinamento, tanto de fabricação quanto de manutenção automotiva está sendo desenvolvida para suprir a necessidade dos prestadores de serviço conseguirem acompanhar a velocidade de atualizações que a indústria automotiva está tomando.

Estoque

A tecnologia também está sendo usada para controlar estoques, melhorando a logística de empresas que vendam auto-peças por exemplo

Instrução

Na parte de instrução, a realidade aumentada pode substituir os antigos manuais de proprietário, instruindo todos os itens de um veículo. Outra utilização é com o diagnóstico, com o dono do carro já sabendo o que precisa fazer antes de levar à oficina.

Comente, qual área a realidade aumentada vai ajudar mais?

Compartilhe com quem gosta de tecnologia