Capa: chicanemotores

Com a maioria das pessoas em casa de quarentena, o automobilismo também para. Mas não completamente, pilotos e organizações acharam um jeito muito peculiar de manter audiência e os pilotos ocupados ao mesmo tempo: com o automobilismo virtual.

Quando o GP da Austrália foi cancelado, alguns pilotos que já corriam no virtual antes da pandemia, Lando Norris e Max Verstappen, resolveram organizar um GP virtual, chamando vários pilotos de categorias diferentes, pilotos do youtube e até  Courtois, goleiro do Real Madrid. A idéia deu muito certo, com milhões assistindo a live.

Fonte: codemasters

A partir deste ponto, muitas categorias seguiram o exemplo e estão fazendo parcerias e divulgando seus eventos virtuais, confiram alguns:

  1. F1

Todo final de semana que iria acontecer uma etapa do campeonato 2020 está tendo uma prova virtual, este último final de semana, que era para acontecer o GP do Vietnã, foi utilizada o traçado de Alberto Park.

  1. Indycar

Usando o jogo iRacing, aconteceu este último final de semana, a segunda etapa do campeonato virtual, reunindo pilotos da categoria.

  1. Nascar

Também usando o jogo iRacing, seus eventos estão sendo transmitidos pela Fox Sports, o evento está sendo levado tão a sério, que um piloto Bubba Wallace perdeu seu patrocínio por ter desistido no começo de uma prova vritual.

  1. Rallycross

Usando o jogo Dirt Rally 2.0, aconteceu recentemente um evento onde os melhores jogadores poderia competir com os pilotos do mundial de Rallycross.

  1. MotoGP

Usando o jogo oficinal da categoria, pilotos da principal categoria do motociclismo irão disputar a segunda etapa este final de semana.

Ainda é cedo para falar da repercussão que a pandemia irá causar no automobilismo. Mas a humanidade achou um jeito para contornar o problema. Empresas que são envolvidas com o automobilismo estão enxergando oportunidade e estão investindo cada vez mais em automobilismo virtual. Sem contar o brasileiro Igor Fraga, que viu sua carreira do automobilismo reacender por causa de seu desempenho no virtual.

Comente, você acha que o automobilismo virtual vai crescer ainda mais depois do #covid19? Compartilhe com aquele amigo(a) ou familiar que ainda não conhece o #simrace.