Imagens: Bugatti

A Bugatti surpreendeu em mostrar um conceito do "E se". "E se a Bugatti fizesse um carro de mais de1800 cv e que ultrapasse os 500 km/h?" Eis que a marca apresentou hoje o Bugatti Bolide, um modelo voltado para as pistas com números impressionantes.

Equipado com um motor 8.0-L W16 com potência máxima de 1.850 cv e 1.850 Nm de torque. A Bugatti projetou a unidade especificamente para uso na pista de corrida e otimizou o motor e a caixa de marchas em particular para velocidades mais altas do motor. Entre outras coisas, isso inclui projetar o sistema de admissão e exaustão para obter uma característica de resposta ainda mais rápida, mais espontânea e extrema. Os quatro turbocompressores são equipados com lâminas otimizadas para aumentar a pressão de alimentação e potência em rotações mais altas do motor. Para alcançar a lubrificação ideal mesmo sob forças centrífugas extremamente altas, o circuito de óleo, pressão de óleo, válvulas de retenção, defletores, tanques de óleo, reservatórios de óleo e projeto da bomba da lubrificação de cárter seco foram otimizados. O peso do sistema de acionamento também é significativamente reduzido ao mesmo tempo.

Para esfriar todo este sistema, a entrada do ar é feita pela frente por meio de um duto de ar interno e outro externo em cada lado do veículo. Os dois refrigeradores de água, que estão dispostos na frente do eixo dianteiro, fornecem um sistema de radiador mais eficaz em termos de fluxo do que o normal mesmo na Fórmula 1. Três refrigeradores de óleo refrigerados a ar para motor, transmissão e diferencial com pré-água o resfriamento reduz a temperatura, mesmo em voltas de corrida dinamicamente exigentes. Os compressores radiais turbofan de titânio e carbono híbridos recentemente desenvolvidos ventilam e resfriam o sistema de freios de corrida de alto desempenho.

Para conseguir a incrível relação peso-potência de 0,67, os 1.240kg do modelo foram obtidos, com materiais de titânio, materiais aeroespaciais, a aerodinâmica é desenhada para obter 1.800kg de downforce na traseira e 800kg na frente a 320 km/h. Os freios feitos em cerâmica, o monoque feito de fibra de carbono com 1 mm de espessura. Todo os parâmetros exigidos pela FIA para competições internacionais, estão no modelo.

O modelo é baseado no Type 35, um modelo que teve mais 2.000 vitórias entre 1924 e 1930. Ele possui altura de 995 mm, 2,75m de distância entre-eixos e largura de 1.99 m.

Comente, você acha que esse modelo tem potencial de ganhar as 24 Horas de Le Mans?

Apesar de não ser destinado a nenhuma categoria em específico, o modelo surpreende. Compartilhe com quem gosta de automobilismo e carros esportivos.