Capa: www.goinfra.go.gov.br

Com o sucesso de Emerson Fittipaldi, na década de 70, cresceu o interesse em construir um autódromo na capital de Goias. Inclusive com a promessa de receber uma etapa do mundial de marcas junto do Autódromo de Buenos Aires. Em 1973 começou a construção do complexo na região sudeste de Goiania. Em 28 de julho de 1974, foi inaugurado com uma estrutura que poderia receber qualquer prova do automobilismo e motociclismo mundial, porém o calendário do mundla de marcas não teve nenhum evento na América do Sul.

Em 1987, o circuito foi o primeiro local a receber etapa do mundial de motovelocidade. O local só recebeu mais uma prova em 1988 e depois o tempo castigou as condições do autódromo. Na década de 90, mudou o nome para Autódromo Internacional Ayrton Senna, e a prefeitura da cidade fez reformas no asfalto, porém colocando material de ruas, piorando a situação.

Desse ponto em diante, a pista começou a margar em termos de eventos, chegando a ter planos de vender o local em 2011, devido a sua presença em região residencial. Apareceram poucos interessados no lote, e em 2012, úlitmo piloto brasileiro da F1, Felipe Massa conduziu um projeto para reformar o autódromo.

Desde então, o autódromo vem recebendo as maiores provas do automobilismo brasileiro, como Stock Car, Brasileiro de Endurance, Porshe Cup e outros.Já recebeu 3 vezes a maior etapa da Stock Car, a corrida do milhão, em 2014, 2015 e 2018.

O autódromo possui 3 layouts e capacidade para 100 mil pessoas.

Misto

Exterior

Curto

Fonte: wikipedia

Você pode experimentar o circuito virtualmente no jogo Automobilista, segue uma volta de demonstração:

O Autódromo fica na rodovia GO-020, km 4, telefone de contato (62) 3241-4122.

Comente, o que acha do traçado de Goiania. Compartilhe com aquele amigo(a) ou familiar que adora #velocidade.