Capa: travel.sygic.com

Inaugurado em 1953 com 5018m de extensão, na cidade de Ímola, Itália, o Autódromo Internacional Enzo e Dino Ferrari fica bem próximo (80km) a Maranello, sede da Ferrari. No começo era um circuito semi permanente, com várias retas, com algumas curvas. Ficou com esta configuração até 1972.

Fonte: sportscarworldwide.com

Seu primeiro evento foi de moto em 1954, em 1963 recebeu uma prova extra-calendário da F1, vencida por Jim Clark. Recebeu mais uma prova neste formato em 1979, e de 1980 e 2006 fez parte do calendário da F1, primeiro como GP da Itália em 1980 e depois como GP de San Marino até 2006.

Em 2007 o circuito passou por revisões, comandada pela engenheiro Hermann Tilke, recebendo graduação 1T, para treinos em 2008 e em 2011 recebeu graduação 1 da FIA, que possui até hoje, podendo receber provas da F1 a qualquer momento. Querendo receber provas novamente, tentou em fazer parte do calendário em 2017, mas Monza foi a escolhida, e recentemente se candidatou para receber provas para o calendário 2020, devido ao COVID-19.

Fonte: sportscarworldwide.com

Atualmente possui 4909m de extensão, 16 curvas e é um dos poucos autódromos mundiais no sentido anti-horário e tem uma curva muito conhecida a Tamburello. Uma curva que já teve acidentes graves, como de Nelson Piquet, Gerhard Berger, Michele Alboreto, Ricardo Patrese e hoje, a 26 anos atrás falecia Ayrton Senna, um dos ídolos do esporte brasileiro.

O traçado pode ser experimentado em alguns jogos atuais: Automobilista 2, Raceroom Experience, Project Cars 2. O video abaixo é no jogo Automobilista 2:

Comente, você acha que Ímola deveria a sedir provas da F1?

Compartilhe com aquele amigo(a) ou familiar que adora velocidade.