Quando o assunto é carro, falar sobre tecnologia é falar também sobre segurança e praticidade.

Segundo a agência de transito do governo federal dos EUA, veículos com pneus vazios têm três vezes mais probabilidade de se envolver em um acidente. A falta como também o excesso de calibragem altera a performance, estabilidade e gera maior desgaste dos pneus.  Um pneu bem calibrado diminui o gasto de combustível, consequentemente a emissão de cO2 ou seja, sustentabilidade e economia!

Pensando nisso, a Continental está investindo em pneus com tecnologia independente de calibragem, é isso mesmo que você está pensando, os pneus se calibram sozinhos!

O chamado Cont C.A.R.E. (conectado, autônomo, confiável e eletrificado), usa o sistema “PressureProof”, que funciona apartir de uma bomba centrífuga que aproveita a força gerada pelo movimento das rodas para gerar ar comprimido.

O PressureProof é então colocado dentro do pneu, mantendo a pressão constante enquanto roda. Você deve estar se perguntando “Mas o sistema produz ar o tempo todo?” Como um sistema inteligente, o ar excedente é armazenado em um tanque que fica integrado ao sistema do veiculo, que se necessário envia ar aos pneus. Legal né?

A tecnologia ainda conta com sensores que captam e geram dados sobre a profundidade do piso, temperatura, danos e pressão dos pneus. Esse sensor passa todas informações para um APP onde podem ser coletadas e gerenciadas remotamente pelo seu celular.          

Sem previsão para lançamento de mercado, a tecnologia PressureProof promete alinhar conceitos inovadores como, a automação e a boa nova dos carros elétricos. Vamos esperar pra ver o que vem por aí, né?

E você, já conferiu a calibragem dos seus pneus hoje? Sabe como cuidar e regular a pressão?

Conta pra gente o que achou dessa idéia e se seria útil pra você.

Até mais!