Fonte da capa: Nissan/divulgação

Airbag, ou bolsa de ar, tem origens na verdade de cobrir partes do avião e de outros veículos. Em 1919 dois dentistas Harold Round e Arthur Parrot da Universidade de Birmingham, Inglaterra, registram a patente nos Estados Unidos. O Airbag específico para carros foi utilizado pela primeira vez pela Chevrolet em 1973 em Impalas da época, mas foram mais comuns a partir da década de 90.

Fonte: https://auto.howstuffworks.com/car-driving-safety/safety-regulatory-devices/can-airbags-kill-you.htm

Para saber como funciona um airbag, precisamos falar de química. São 3 reações que ocorrem em aproximadamente 40 milisegundos:

Olhando a reação, é possível concluir que em duas delas há produção de gás nitrogênio (N2), sendo o gás responsável por inflar a bolsa, e a terceira reação serve para converter os produtos das reações em sais inertes, ou seja, que dificilmente reagem.

Justamente por causa da explosão que ocorre, que recentemente o mundo teve seu maior recall da história. O famoso caso dos air bags mortais da Takata. A causa do maior recall para troca do dispositivo chamado deflagador. A peça é um recipiente de metal que contém os reagentes para a reação. O deflagrador é responsável pela expansão imediata da bolsa de ar que amortece o impacto contra passageiros.

A falha ocorre apenas em caso de colisão, quando o airbag é ativado. Então, o deflagrador defeituoso explode, rompendo a bolsa e lançando os estilhaços de metal do recipiente na direção dos ocupantes. Foram responsáveis por 17 mortes.

Se o Airbag é um item obrigatório de segurança, causa morte? Sim, existem situações em que o air bag se torna mortal, além do caso da Takata. Quando o condutor está muito perto do volante, existe a possibilidade de sufocamento ou quebra da medula, por causa do impacto. Nos EUA, de 1990 a 2000, foram identificadas 175 mortes, mas o item salvou mais de 6000 vidas, sendo deflagrado mais de 3 milhões de vezes, segundo o orgão americano.

O item se tornou obrigatório no Brasil a partir de 01/01/2014, e hoje carros estão saindo com mais tipos de airbags além dos frontais:

  • Laterais
  • Cortina
  • Joelhos
  • Centrais
  • De sinto
  • Para pedestres
  • Motos
  • Roupas para motociclistas

Um vídeo falando sobre o que foi escrito:

Como se fala no vídeo, faça revisões do sistema. Aqui na MOTORNET, temos oficinas que realizam esta revisão.

Comente abaixo se já passou em situação de deflagar o airbag e como foi a sensação.