Capa: brembo.com

O sistema de freio a disco é composto por 3 elementos: Disco, conjunto de pinça e pastilha

  • Disco

  • Conjunto de pinça

  • Pastilha

Fonte: brembo.com

O desenvolvimento do freio a disco começou em 1890 na Inglaterra, e foi utilizado pela primeira vez em carro a combustão em 1902 pela Lanchester. No começou os materiais utilizados dificultavam sua implementação em larga escala. Em 1898, o freio de um carro elétrico era a disco, acionado de forma eletromagnética.  Os carros ingleses e franceses começaram a serem produzidos com discos de freio em escala industrial nos anos de 1950 e os americanos nos anos 1960.

No automobilismo, o primeiro carro foi um BRM Type 15s na F1 em 1951.

Fonte: wikipedia

A pressão hidráulica para acionamento do sistema é gerada através do cilindro mestre, acionado pelo condutor. O reservatório de fluido garante o fornecimento de fluido quando aumenta a absorção devido ao desgaste das pastilhas.

Há dois tipos de sistemas de freio a disco: fixos e flutuantes. Os fixos possuem pistões em ambos os lados, que quando acionados encostam as pastilhas no disco, já os flutuantes empurra o pistão e encosta a pastilha interna contra o disco de freio e ao mesmo tempo a pinça movimenta-se para trás do pistão. Apresenta construção mais compacta.

Atualmente as empresas que fabricam os freios, dimencionam o disco e as pastilha conforme a potência e peso do veículo. Quanto mais rápido, maior a necessidade de freiar melhor. Existe também o mercado terceiro, que desenvolve freios de alta performance, que demoram mais para acontecer o fading. Porém quanto maior a tecnologia embarcada, maior será o preço.

Os materiais utilizados atualmente são: ferro fundido ou cerâmica (carbono, kevlar e sílica). E a indústria automotiva sempre está desenvolvendo formas de freiar mais eficientemente os veículos.

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