Capa: freepik

Você vai sair de casa, ou do trabalho, você liga a chave e vai dar partida na moto, e nada. Você ouve apenas o motor de arranque. Veja o que você precisa fazer:

  1. Verificar sistema elétrico

Se a chave girar e motor de arranque não estiver girando corretamente, pode ser a bateria. Se erstiver girando normalmente, verifique se as velas estão com faísca. Se não estiver, leve até a oficina mais próxima para consertar o sistema.

Para verificar a faísca:

  • tire a vela de ignição do motor e encaixe-a no cachimbo (supressor de ruído) ligado ao cabo da bobina;

  • usando luvas e botas de proteção, segure o cachimbo com um alicate isolado;

  • encoste a carcaça da vela (castelo metálico) no lado de fora do motor para o aterramento;

  • dê a partida (pelo botão de ignição ou pedal) e veja se a vela está produzindo faísca.

  1. Checar o combustível

Se abasteceu, verificar se não há água na gasolina. Experimente abrir o tanque e balançar um pouco a moto para ver se consegue escutar o combustível dentro do tanque. O marcador de combustível pode estar marcando o nível de forma errada. Verifique também as mangueiras do combustível, se não estão avariadas ou vazando combustível.

  1. Trocar Velas e cabo de vela

Em alguns relatos, há faísca, o motor de arranque está girando, mesmo assim a moto não pega. Pode ser o cabo de vela, que pode estar danificado e não mandando a voltagem necessária para a vela. Ou pode ser a vela, que não está produzindo uma centelha forte para a ignição. A dica é que a cada 10 mil km, troque a vela, independente da centelha verificada.

  1. Limpe o Filtro de ar

Se o filtro de ar estiver sujo, pode não ter a passagem de oxigênio para a combustão. Não tente limpar o filtro de ar por conta, pois pode danificar o mesmo. Substitua-o na oficina ou loja de moto peças a cada 18 mil km.

  1. Faça revisões regulares

Se não faz revisões periódicas e completas. Fazendo revisões regulares, dificilmente sua moto deixará de funcionar e você não vai ficar na mão, perdendo tempo, ou em alguns casos tendo que assumir um prejuizo desnecessário (uma entrega por exemplo).

Comente, se essas dicas foram úteis para você

Compartilhe com aquele amigo(a) ou familiar que possui moto.