Capa: jaguarlandrover.com

Semana passada a Jaguar Land Rover anunciou em seu site o registro de patente de uma nova central multimídia, desenvolvida em parceria com a Universidade de Cambridge. Uma central multimídia que pode ser controlada por gestos, desenvolvida com o intuito de aumentar a atenção do condutor e diminuir a contaminação de germes e virus no mundo do COVID-19.

Este sistema é chamado de “toque previsto”, onde o condutor pode selecionar uma função da multimídia sem tocar. Isto é possível por sensores  e inteligência artificial que prevê as funções mais utilizadas pelo motorista.

Segundo estudos da universidade, esta função aumenta em 50% a atenção do condutor do veículo. Em vias irregulares, a necessidade do toque diminui a atenção do motorista, pois ele fica concentrado na ação que está realizando.

Confira o video de demonstração

A aplicação desta tecnologia não parece tão longíqua da realidade, pois usa sensores já utilizados atualmente, como sensores visuais, rastreador de visão ou sensores de radio frequência. O custo maior está no desenvolvimento da inteligência artificial.

Comente, você gostaria de uma central multimídia em seu carro com esta tecnologia?

Compartilhe com entusiastas da tecnologia automotiva.