Capa: www.canaldapeca.com.br

A embreagem serve para acoplar e desacoplar o câmbio do motor.  Ela permite diminuir o desgaste entre o motor e a transmissão, assim como diminui as vibrações geradas pelo motor.

A embreagem é composta por três componentes principais: disco, platô e rolamento.

  • O disco de embreagem é o responsável por unir o motor, a transmissão e o platô. Além disso, ele é o responsável por amortecer e diminuir o ruído e o desgaste da transmissão.
  • O platô serve para unir o disco de embreagem com o volante do motor, garantindo a suavidade nas saídas com o carro. Ele é formado pela carcaça da embreagem, a mola membrana e a placa de pressão.
  • O rolamento, por sua vez, pressiona o centro da mola-diafragma. Isso provoca o afastamento das placas de pressão do disco de embreagem e interrompe a transmissão da rotação do motor para a caixa de câmbio.

Fonte: www.whocanfixmycar.com

Para manter seu funcionamento correto, siga as 7 dicas que separamos:

  1. Nunca descanse o pé sobre a embreagem: Este hábito desgasta rapidamente a embreagem.
  2. Não use a embreagem para manter o carro parado: Este hábito também faz com que a embreagem gaste rapidamente.
  3. Faça a revisão regularmente: se o sistema não for hidráulico, faça a revisão do cabo anualmente. Se for hidráulico, peça ao mecânico para fazer a regulagem e revisão do sistema.
  4. Não pare em terrenos inclinados: se você não tem um carro 4x4, evite colocar o carro em terrenos íngrimes, pois o conjunto fará esforço acentuado nessas ocasiões.
  5. Se o pedal estiver trepidando ou patinando: sinal que o disco está empenado ou gasto, hora de trocar.
  6. Não faça redução exageradas: carros normais não possuem peças para andar em altas rotações.
  7. A cada 5 anos ou 80 mil km (dependendo dos hábitos do motorista): faça a revisão do sistema, uma embreagem tem duração entre 100 mil e 150 mil, mas melhor verificar antes, para evitar danos ao motor e a transmissão.

Comente, as dicas foram legais? Pode pedir abaixo o próximo tópico.

Compartilhe com aquele amigo(a) ou familiar que não cuida da embreagem.