Quando o assunto é carro, todo cuidado é pouco. E isso inclui também a estética do automóvel. A lataria é um dos componentes do automóvel que mais sofre com o tempo, e também é um dos fatores de maior desvalorização na hora da revenda.

Confira então 5 dicas de como preservar a pintura do seu carro sem gastar muito!

 

1- Na hora de lavar.

 

Um dos maiores erros que cometemos na hora de lavar o carro é, lavar no sol. Geralmente você reserva aquele domingo ensolarado, dá o play na sua música preferida e #partiu lavar o carro? Saiba que você está fazendo errado, pois a lataria deve estar fria, já que na hora de secar, o calor fará manchas na pintura.

Além disso outro cuidado que se deve ter é na escolha do produto a ser usado. Escolha produtos com pH baixo e evite produtos domésticos como detergente e sabão em pó. Use sempre sabão neutro ou produtos específicos para lavagem automotiva.

 

2- Encerando a lataria.

 

Invista um pouco mais em uma cera de qualidade. Ao encerar seu carro você preenche irregularidades da superfície e recupera o brilho do carro, além de proteger o veículo dos raios UV do sol. Uma boa cera pode proteger a pintura de seis meses a um ano!

 

3- Cuidado com a sombra!

 

Naqueles dias de sol quente, tudo que você mais quer é achar uma boa vaga na sombra, né? Apesar do conforto de entrar no carro sem estar parecendo um forno, estacionar debaixo de árvores pode ser ruim para a pintura do seu carro. Isso porque alguns tipos de árvores liberam seiva pelas folhas que pode impregnar na pintura, daí para tirar, somente com um novo polimento e enceramento. Além disso tem também o risco de ser premiado com fezes de pássaros. As fezes de pássaros são corrosivas e danificam a pintura. Se isso acontecer, limpe o quanto antes com água em abundância.

 

4- Evite usar capas.

 

A não ser que seu carro seja o super-homem, o hábito de colocar e tirar a capa todos os dias pode arranhar a pintura. É importante também buscar tecidos transpiráveis, já que capas abafadas retêm umidade e podem causar bolhas na lataria.

 

5. Dirija com cautela

 

Alguns danos na pintura do carro podem ser causados por pedrinhas que batem na lataria quando se está dirigindo. Vale a pena prestar atenção na qualidade das estradas e evitar, quando possível, as que não apresentem boas condições. Reduza a velocidade e dirija com atenção. Estradas que foram asfaltadas recentemente também exigem certo cuidado. Caso perceba partículas de piche, remova o mais rápido possível.

 

Gostaram das dicas de hoje? Se tiver mais alguma, conta pra gente no comentários!

 

Até mais. wink